Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Segundo Reinado no Brasil 6 – política externa

Exercícios após o final do texto


      A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).
       Chamamos de política externa às relações do Brasil com as demais nações soberanas. Essas relações geralmente ocorrem de forma natural e pacífica no comércio, finanças, cultura e viagens dos seus cidadãos. Entretanto, podem ocorrer relações tensas ou violentas (guerras).

Vamos destacar aqui os momentos de tensão entre o Brasil e a Grã Bretanha e as guerras (conflitos armados) entre o Brasil e o Uruguai, entre o Brasil e a Argentina e entre o Brasil e o Paraguai.
O imperador do Brasil, D. Pedro II (esquerda), a Rainha Vitória, da Inglaterra (direita), e o embaixador inglês William Christie (centro)

Questão Christie (1863 – 1865) – ocorreu devido a inabilidade do embaixador inglês que estava no Brasil. O episódio causou o rompimento das relações entre o Brasil e a Grã Bretanha.

As guerras em que o Brasil enfrentou os países vizinhos estão relacionadas à defesa da livre navegação nos rios da bacia hidrográfica do Prata (rios Uruguai, Paraná e Paraguai), que era fundamental para o acesso ao Mato Grosso.

Uruguai e Argentina (1852) – ocorreu para evitar que o Uruguai fosse incorporado à Argentina (República das Províncias Unidas do Prata). Houve intervenções de tropas brasileiras no Uruguai e na Argentina.

Uruguai (1864) – Nova guerra civil aconteceu envolvendo os partidos políticos: Blanco e Colorado. O presidente Atanásio Aguirre, do partido Blanco, foi retirado do poder e seu adversário, o colorado Venâncio Flores, foi imposto pelo Brasil como presidente do Uruguai.
Região da Bacia Hidrográfica do Prata - América do Sul
Paraguai (1864 – 1870) – foi causada pelo plano expansionista do presidente paraguaio Francisco Solano Lopes. Os ataques militares paraguaios se iniciaram quando tropas brasileiras ainda ocupavam o Uruguai. Houve ocupação paraguaia no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul (Brasil) e nas províncias argentinas de Entre Rios e de Corrientes. Foi formada a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) contra o Paraguai. É importante lembrar que, antes da guerra, o Paraguai estava com excelente ritmo de desenvolvimento econômico. O resultado da guerra foi a intensa destruição do Paraguai e a morte da maioria dos homens em idade produtiva. Enquanto para o Brasil a guerra aumentou a dependência em relação Grã Bretanha, além de expressivo número de mortos.

Exercícios    


Baseado no texto do livro Projeto Araribá, Ed. Moderna 8º ano (pág. 196) e no texto desta postagem.
1) Qual era o motivo da disputa que levou à Guerra do Paraguai?
R:_____________________________________________________________________
2) Resultados da Guerra do Paraguai:
(a) para o Paraguai.
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(b) para o Brasil.
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
         Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book.
Respostas-padrão
(gabarito

1) O motivo principal foi a defesa da livre navegação na bacia hidrográfica do Prata, ameaçada pelo expansionismo paraguaio.
2)

(a) Arcou com pesada dívida de guerra, parte de seu território foi anexada pelos adversários, apenas 1/5 da população paraguaia sobreviveu, as ferrovias e indústrias foram destruídas ou abandonadas e a economia ficou desorganizada.

(b) Cerca de 40 mil mortos no conflito, assumiu grandes dívidas para manter a guerra, a inflação aumentou.     


Veja também Segundo Reinado no Brasil 1. Acesse ao link

Nenhum comentário:

Postar um comentário