Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Exercícios - Política e ideologia durante o século XIX – Ampliação da Revolução Industrial e as ideologias políticas.



      A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).
Exercícios 
      Baseado no texto do livro História e Documento imagem e texto), Joelza Esther Domingos, Editora FTD, 8º ano (pág. 173, 175, 177, 179, 180).
1) No século XIX, qual era o contraste florescente nas cidades industriais superpovoadas?
Sugestão de leitura para as horas vagas
2) O que o otimismo do novo mundo das máquinas, triunfo da civilização europeia, ocultava?
3) O desenvolvimento da mentalidade científica significou a perda do poder político das ______________, a _________________ entre a Igreja e o Estado.
4) De acordo com a teoria de Charles Darwin, como aconteceria a seleção natural dos seres vivos? 
5) Como surgiu o apelido de Utópicos para os primeiros socialistas (Saint – Simon, Robert Owen, Charles Fourier, e outros)?            

6) Opondo-se ao Socialismo __________________ Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram uma teoria conhecida como Socialismo _____________________.


Veja também exercícios sobre a formação dos EUA durante o Século XIX.  Acesse ao link
7) Os anarquistas veem o Estado como causador das desigualdades sociais. Para eles, o que deveria acontecer?   8) Karl Marx considerou a Comuna de Paris (1871) a primeira experiência socialista da história. Quais foram as medidas que demonstraram o seu caráter socialista?


Nenhum comentário:

Postar um comentário