Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Exercícios – Brasil: crise do sistema colonial e governo joanino


     A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).

 Respostas ao final


Baseado no texto deste blog http://engenhodahistoria.blogspot.com/2017/09/a-crise-no-sistema-colonial-do-brasil-e.html e no texto do livro História e Documento (imagem e texto), Joelza Esther Domingos, Editora FTD, 8º ano (pág. 122, 124, 126).
1) O Marquês de Pombal era um déspota esclarecido. Cite três medidas exemplos da tentativa de modernização de Portugal e de seus domínios coloniais.
2) Apresente as denominações usadas para os movimentos políticos, do final do século XVIII, que tentaram fazer independências de regiões do Brasil.
3) Na época do Bloqueio Continental, decretado por Napoleão Bonaparte, D. João era o Príncipe Regente de Portugal. D. João sabia que Portugal não poderia deixar de fazer comércio com a Inglaterra.
O que D. João fez quando as tropas francesas atacaram Portugal?
4) O Decreto de Abertura dos Portos Brasileiros fez parte dos acordos entre Portugal e _____________. Por isso o decreto significou o fim das _______________________________ aos produtos ingleses.
5) Qual era a vantagem para os ingleses surgida com a assinatura do Tratado de Comércio e de Navegação?
6) Cite cinco exemplos, ou mais, de inovações que mudaram o aspecto urbanístico da cidade do Rio de Janeiro, na época do governo joanino.
7) Em 1815 D. João assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O que essa mudança oficializava?
8) Quais foram as províncias participantes do fracassado movimento chamado Revolução Pernambucana?
Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
         Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book.
RESPOSTAS
1 – Com a finalidade de reforçar o monopólio comercial português foram criadas: a Companhia Geral do Grão Pará e do Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.
   – proibiu a escravização dos índios para impulsionar o tráfico de africanos.
   – expulsou os padres jesuítas dos domínios portugueses.
   – a sede do governo do Brasil (capital) foi transferida de Salvador (Bahia) para o Rio de Janeiro.
2 – Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira) e Conjuração Baiana (ou inconfidência Baiana ou Revolta dos Alfaiates).
3 – pediu apoio aos britânicos e transferiu o governo para o Rio de Janeiro.
4Inglaterrafim das restrições comerciais (monopólio comercial).
5 – concedia tarifas privilegiadas às importações inglesas.
6 – córregos canalizados, iluminação pública em algumas ruas, aterros, estradas, além de novos bairros para a elite.
7 – oficializava a nova organização da monarquia portuguesa perante as demais nações e o fim da divisão metrópole-colônia (na prática o Brasil deixou de ser colônia).
8 – Além de Pernambuco, a Paraíba, Alagoas e o Rio Grande do Norte.
Veja também exercícios sobre Independência do Brasil - resumo. Acesse ao link






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário