Pesquisar este blog

domingo, 10 de setembro de 2017

A Crise no Sistema Colonial do Brasil e Governo Joanino no Brasil


     A melhor visualização no celular é na horizontal. Mas, talvez você goste mais da versão para WEB (a opção está em baixo, no final de cada postagem). É mais completa (barra de opções de publicações).

Despotismo Esclarecido em Portugal
Marquês de Pombal
          Na época em que D. José I era rei de Portugal, quem realmente governava era o Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho Melo). Ele se esforçou em modernizar Portugal, incentivar a agricultura, o comércio e a indústria.
Para realizar os seus objetivos aumentou a exploração colonial, sobretudo nas regiões produtoras de ouro, no Brasil. Além disso, causou muitas insatisfações e ganhou inimigos entre os nobres portugueses.
D. Maria I

A Viradeira
Depois que o rei D. José I morreu, os adversários do Marquês de Pombal conseguiram levar ao trono a filha do rei, que foi coroada como D. Maria I (A Louca). O marquês perdeu o poder e muitas das suas realizações foram desfeitas.
Nesta época, no Brasil, aconteceram duas tentativas frustradas de independência: a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798).

O Príncipe Regente
O jovem príncipe D. João
A rainha, no entanto, deu sinais de crescente agravamento de seu estado de saúde mental e foi afastada do comando do país. Em seu lugar assumiu o seu filho, D. João, com o título de Príncipe Regente.
Nessa época Napoleão Bonaparte decretava o Bloqueio Continental (1806). Portugal não tinha força militar para se opor aos franceses, mas dependia muito dos ingleses. D. João tentou ganhar tempo, sem dizer claramente de que lado estava. Foi atacado pelas duas grandes potências. No último momento possível declarou-se aliado da Grã Bretanha e pediu para ser escoltado, pelos navios britânicos, até o Brasil.
Portugal foi ocupado pelos franceses e o governo português passou a funcionar no Rio de Janeiro (1808 – 1821).


preparativos de embarque da família real para o Brasil


Governo Joanino no Brasil
Desembarque da Família Real no rio de Janeiro
Abertura dos Portos (1808) – todos os navios de nações amigas (excluía a França) poderiam entrar nos portos brasileiros, comprar e vender mercadorias livremente. Na prática, essa medida acabou com o monopólio comercial português, base do pacto colonial.

Rio de Janeiro na época joanina - porto, paço e catedral.


Tratados de 1810 - As facilidades comerciais para os britânicos foram muito ampliadas em 1810. Nesse ano foram assinados alguns tratados entre Portugal e Grã Bretanha. Destacamos o Tratado de Comércio e Navegação, que dava aos produtos de origem britânica taxas alfandegárias mais baixas ao entrarem no Brasil (os produtos de outras nacionalidades pagavam taxas mais altas, encarecendo-os para o consumidor brasileiro). Os produtos britânicos ficaram muito mais baratos, por isso, eram muito consumidos pelos brasileiros.
Tratado de Comércio e Navegação
(com a Inglaterra)
taxas alfandegárias e origens dos produtos
Britânicos
Portugueses
Outras nações amigas
15%
16%
24%


 Consequências dos tratados de 1810:
Cena do Rio de Janeiro - época joanina.
- D. João liberou a criação de indústrias, mas elas não puderam se desenvolver. Além das dificuldades técnicas, a tentativa de industrialização do Brasil sofreu a concorrência causada pelos produtos ingleses, vendidos aqui por preços baixos. Isso inviabilizou a tentativa de desenvolvimento industrial.
- O custo de vida no Brasil diminuiu e a economia foi dinamizada (agricultura, comércio, serviços, etc.).
- Os comerciantes portugueses sofreram com a diminuição rápida de suas vendas no Brasil.
- Para os ingleses, o mercado consumidor brasileiro compensava, em parte, as perdas causadas pelo Bloqueio Continental napoleônico, na Europa.                                                                             

Ações Militares
- Tropas portuguesas invadiram a Guiana Francesa (mais tarde devolvida à França) e a Banda Oriental do Uruguai, que passou a ser chamada de Província Cisplatina (conseguiu a independência do Brasil em 1828, com o nome de República do Uruguai).
Rio de Janeiro na época joanina
Modernização do Rio de Janeiro
- Novos prédios, novos bairros, calçamento de ruas, teatros e várias instituições públicas (Biblioteca Real, Imprensa Régia, Jardim Botânico, Escolas Militares, Escola Médica, entre outras).

O beija mãos - D. João no Brasil
Coroação do Rei D. João VI (1815)
- D> João VI foi o primeiro rei coroado no continente americano (após o falecimento da Rainha D. Maria I).
- Elevação do Brasil a reino (decreto de criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves).
Memórias Dispersas – Leitura para lazer
Dê um click sobre a imagem para ver maior.
         Vá às livrarias ou encomende o seu: Saraiva, Cultura, Travessa, MartinsFontes, Submarino, Americanas, Café Patriota, Agrega, Cia do Livro, Papelarissa, Language Café, FB (mensagem) e por este blog (comentários). Versões física e e-book.
Revolução Pernambucana (1817)
- Tentativa de independência de uma parte do Nordeste do Brasil. - O centro foi Recife (Pernambuco).
- Sem apoio da Inglaterra, os revoltosos foram derrotados facilmente por tropas enviadas por D. João VI.
Revolução do Porto (1820)
- Foi um movimento liberal (iluminista) – fim do absolutismo português.
- D. João VI foi intimado a retornar a Portugal. – retornou em 1821.
- Antes de retornar, Do João nomeou o seu filho, Pedro, como Príncipe Regente do Brasil.
O Rei D. João VI e seu Filho, o Príncipe D. Pedro








OBS – Durante a época Joanina no Brasil foi realizado um acordo com a França. Em 1815 chegou ao Brasil um grupo de artistas plásticos, arquitetos e sábios que deveriam criar uma escola de belas Artes no Rio de Janeiro. Foi a Missão Artística Francesa. Destacaram-se os arquitetos Grandjean de Montigny, os pintores Debret e Taunay e vários outros.


Jean Baptiste Debret
Nicolas-Antoine Taunay - pintor
Grandjean de Montigny - Arquiteto

Joachim Le Breton - chefe da missão Artística Francesa



Veja também o texto sobre a Crise no Sistema Colonial do Brasil e Governo Joanino no Brasil. Acesse ao link
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário